Rodeio Rodeio: Tudo Sobre as Festas de Peão no Brasil...

Rodeio: Tudo Sobre as Festas de Peão no Brasil e no Mundo!

-

- Advertisment -

O rodeio sempre esteve no coração do sertanejo raiz e ainda faz parte da vida de muita gente, do interior à capital, não é mesmo?

Quem nunca se pegou cantarolando aquelas canções que nos transportam para a plateia da arena desse esporte apaixonante?

Apesar de a tradição ter se adaptado ao longo dos anos, ela permanece firme e viva nas arenas do Brasil e do mundo.

Para os verdadeiros peões apaixonados, criamos este artigo completo com tudo que você precisa saber sobre o mundo dos rodeios no Brasil e mundo afora.

Embarque nessa com a gente e boa leitura!

Rodeio: o que é e como funciona?

As festas de rodeio começaram a se tornar populares ainda nos anos 40. O primeiro rodeio data de 1947 e aconteceu na cidade de Barretos, em São Paulo. Foi numa quermesse, organizada pela prefeitura da cidade, onde os boiadeiros criavam formas de competir.

As regras do rodeio são bem simples: é preciso se manter por, pelo menos, 8 segundos em cima do cavalo ou touro bravo. Os jurados vão avaliar a performance do peão e a do animal, dando notas de 0 a 50.

A prática do rodeio é comum em países como Estados Unidos, Brasil e México. Os rodeios típicos se dividem em modalidades como bareback, touro e sela americana, que vamos explicar em detalhes para você logo mais abaixo!

Vale lembrar também que as festas de rodeio são legalizadas no Brasil desde o ano de 2002 por leis federais que asseguram o bem-estar dos animais.

As modalidades de rodeio mais comuns

Se você é fã de rodeios com certeza já viu nas festas da sua cidade ou do interior, provas como laço em dupla e prova dos 3 tambores, certo?

Pois é!

O rodeio é dividido em algumas modalidades que tornam a prática mais competitiva e emocionante de se ver.

Ficou curioso?

Confira abaixo algumas das principais modalidades de rodeio:

Bareback

O Bareback é um estilo de rodeio americano mais recente. O peão, assim como na Sela Americana, precisa fazer o mark-out, mas, desta vez, com o bareback — uma alça de couro confeccionada sob medida, posicionada na cernelha do cavalo. O competidor fica quase deitado no dorso do animal e tem que aguentar 8 segundos, puxando as esporas no sentido do pescoço para o garrote.

Cutiano

Sabia que o cutiano é uma modalidade praticada só no Brasil? Pois é! Ela começou em Barretos, em 1956. O peão precisa segurar as rédeas com apenas uma das mãos sem tocar em nada com a outra. O cavalo saiu do brete? É hora de puxar as esporas do pescoço para a alça do arreio, acompanhando os pulos do animal, quanto mais alto, maior a nota.

Sela Americana

Este é o estilo de montaria com cavalo mais famoso no mundo dos rodeios! Ele ficou popular em ainda no século XIX nos Estados Unidos. Funciona assim: assim que o cavalo sai do brete, o peão precisa segurar o cabresto e realizar o mark-out — colocando as esporas na altura do pescoço do animal, para não ser desclassificado, e puxando para trás com os joelhos flexionados. A sela é especial, não tem pito. A nota pode variar de 0 a 100.

Team Penning

Essa modalidade é disputada em trio — geralmente da mesma família. No curral, são soltos cerca de 30 animais, numerados em grupos de 3, com o mesmo número (três com o número 1, três com o número 2 e assim em diante).

Um número é sorteado, então o trio deve apartar os animais com aquela numeração até o curral. Perto do curral, há uma linha imaginária onde apenas os 3 animais podem passar, caso contrário, acontece o chamado “estouro de boiada” e o trio é desclassificado. Essa prova dura 60 segundos.

Touro

touro rodeio

Chegamos à modalidade mais esperada de todo o rodeio mundial! Estamos falando o touro, prova em que o peão deve segurar o touro com apenas uma das mãos, por uma corda americana, que envolve o corpo do animal.

O peão não pode tocar em nada com a mão livre e nem encaixar a espora na corda americana ou é desclassificado. Os jurados vão avaliar a dificuldade imposta pelo touro e o domínio do competidor durante os 8 segundos que ele deve permanecer montado.

Três Tambores

prova três tambores

Esta é uma prova só para mulheres e querida pelo público. A amazona deve sair em disparada com o cavalo e contornar 3 tambores colocados em formato de um triângulo.

Essa modalidade é totalmente eletrônica e as competidoras não podem utilizar nada que machuque o animal, como chicote ou espora fora do padrão.

Versos e frases de rodeio

Nos rodeios, os locutores são um show à parte. Você certamente tem na sua memória aqueles versos e frases de rodeio apaixonados e até mesmo engraçados! Abaixo, separamos alguns versos para você usar e se transportar para as arenas de rodeio. Vamos lá?

“No dia que casei foi um fuzuê danado
De um lado meu sogro, de outro meu cunhado
Na frente um sargento, atrás um soldado
Me levaram pro altar, com pulso algemado
Tinha um padre, um juiz e um delegado
Dessa vez acabei mesmo casado.”
(Marco Brasil)

“Loira casa comigo
Que eu sou filho de fazendeiro
Minha bota cheira bosta de boi
Mas meu bolso cheira dinheiro”
(Fábbio Pereira)

Perdi a chave de casa
Minha mulher desapareceu
O delegado daqui é corno
O macho daqui sou eu…
– Delegado escutou, me segurou e disse:
Repete se for homem
Aí eu repeti.
Achei a chave de casa
A minha mulher apareceu
O delegado daqui é macho.
O corno daqui sou eu…
(Anônimo)

“Quando Deus criou o mundo deixou tudo combinado…
Fez canário pra mato fino e capoeira pra bicho do mato…
Fez perfume pras muié bonita e cachaça pros homi apaixonado!”
(Ana Cowgirl)

Principais arenas de rodeio no Brasil e no mundo

No Brasil, os rodeios têm mais de 60 anos de história. As festas estão concentradas em arenas nos estados de:

  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Goiás;
  • Paraná;
  • Mato Grosso e;
  • Mato Grosso do Sul.

Barretos é, com certeza, a principal arena de rodeio do Brasil. Mas, se você é fã das provas de montaria de boi e cavalo, então precisa conhecer algumas das arenas de rodeio mais famosas do mundo. Vamos lá?

Calgary Stampede

País: Canadá

A competição de rodeio de Calgary Stampede é considerada a maior do mundo. O evento, que acontece na cidade de Calgary, atrai milhões de turistas todos os anos e conta com uma super estrutura, com direito a parque de diversão e cassino. A Arena foi inaugurada em 1950.

Cheyenne Frontier Days

País: Estados Unidos

Esta é a maior competição realizada à céu aberto nos Estados Unidos. Se você é fã de rodeio, definitivamente deveria conhecer a competição, que conta até com uma cidade fictícia caracterizada no estilo “Velho Oeste”, a Wild Horse Gulch, além de museus e várias atrações.

San Antonio Stock Show & Rodeo

País: Estados Unidos

A Arena de San Antonio, no Texas, foi construída em 1848 e é uma das mais aguardadas e importantes para o circuito country do país. Se você está planejando uma viagem ao exterior, visitar este complexo no Texas é uma ótima pedida. A festa acontece nos meses de fevereiro.

PBR World Finals Las Vegas

País: Estados Unidos

A etapa de Las Vegas é a última do campeonato mundial de rodeios e reúne os 40 melhores peões do mundo em uma competição emocionante de montaria de touros. O evento acontece na grandiosa arena T-Mobile, inaugurada em 2016.

Rodeios pelo Brasil

A figura do peão é bastante prestigiada no Brasil, logo as festas de peão de boiadeiro se espalham pelo país. Principalmente na região metropolitana de São Paulo e Campinas, onde acontecem as festas mais tradicionais, como a de Barretos.

Então, pegue a sua bota, escolha o seu chapéu de couro e confira os rodeios mais populares do Brasil:

Rodeio de Americana

Americana é outra cidade na região de Campinas que celebra a cultura do sertanejo com rodeio. A Festa do Peão da cidade tem 32 anos de história e conta com o famoso desfile de cavaleiros, disputa de montaria e prova de obstáculos. Esta festa tradicional surgiu durante a romaria à Pirapora, através de uma parceria entre o Clube de Cavaleiros de Americana e o locutor Zé do Prato.

Rodeio de Cotia

A animada Festa do Peão de Cotia completa 22 anos em 2019 e é um dos eventos mais aguardados da região, com várias atrações do mundo sertanejo. A Escolha da Rainha da Festa é um dos seus pontos altos.

Rodeio de Jaguariúna

Essa é uma das maiores festas countries do estado de São Paulo e costuma reunir grandes nomes da música sertaneja, o que movimenta o turismo na cidade. Jaguariúna fica na região metropolitana de Campinas e fica cheia de turistas da época do Jaguariúna Rodeio Festival.

Rodeio de Barretos

A Festa de Peão de Barretos é, com certeza, uma das mais populares festas de rodeio do Brasil. Em 1955, um grupo de peões solteiros e auto suficientes, intitulados como “Os Independentes” começou a promover festas inspiradas no dia a dia das fazendas. Um ano depois, os peões das comitivas tornaram-se as maiores estrelas da 1ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que teve o Rodeio como uma das principais atrações.

Rodeio de Itu

O Rodeio de Itu costuma atrair uma multidão no interior de São Paulo e completa 13 anos em 2019. Entre os pontos altos, além das apresentações de artistas de peso, como Wesley Safadão e Marília Mendonça, estão o tradicional concurso “Musa do Sertanejo” e as provas de montaria em touro e três tambores.

Rodeio de Itapecerica

Outra rodeio popular no Brasil acontece na cidade de Itapecerica da Serra, em São Paulo. A festa já está na sua 40ª edição e conta com shows e provas tradicionais de boi e cavalo. Quem participa pode ainda para aproveitar outras atrações da cidade como o Parque da Represinha e o templo japonês Kinkaku-ji.

Vídeos de Rodeio

Para quem não pode ir às arenas ou está com saudades das festas de rodeio no Brasil e no mundo, separamos os melhores vídeos para você se inspirar. Confira!

Kaique Pacheco na final do PRB World Champion

O campeão mundial de 2018 do PRB World Champion, Kaique Pacheco em ação, atingindo 87.25 pontos nas finais em Las Vegas:

Os melhores peões do mundo

Um vídeo impressionante com um compilado dos melhores peões do mundo em ação. Não tem como não ter vontade de correr para uma arena!

Touro Bandido

Cenas fortes adiante! O touro bandido, mito dos rodeios brasileiros em um vídeo de tirar o fôlego:

Campeões Mundiais do PBR

Conheça todos os campeões mundiais do PBR (Professional Bull Riders), de 94 à 2017 neste vídeo de rodeio:

Mulheres no Rodeio

Quem disse que mulher não monta touro? Confira neste vídeo, as mulheres dando um show de montaria:

Os melhores touros de rodeio

Para finalizar, os melhores e mais desafiadores touros da etapa final do PBR em ação:

Campeões Mundiais

As competições de rodeio oferecem prêmios milionários para os campeões e o circuito mais importante é o PBR (Professional Bull Riders).

A empresa americana é responsável pela organização da Copa do Mundo de Rodeios, que já consagrou campeões brasileiros, como Adriano Moraes, Silvano Alves e, mais recentemente, Kaique Pacheco.

Ficou curiosos para saber a lista completa dos principais campeões da PBR? Confira a lista dos campeões mundiais de rodeio a seguir:

  • 2018 – Kaique Pacheco (BR)
  • 2017 – Jess Lockwood
  • 2016 – Cooper Davis
  • 2015 – J.B. Mauney
  • 2014 – Silvano Alves (BR)
  • 2013 – J.B. Mauney
  • 2012 – Silvano Alves (BR)
  • 2011 – Silvano Alves (BR)
  • 2010 – Renato Nunes (BR)
  • 2009 – Kody Lostroh
  • 2008 – Guilherme Marchi (BR)
  • 2007 – Justin McBride
  • 2006 – Adriano Moraes (BR)
  • 2005 – Justin McBride
  • 2004 – Mike Lee
  • 2003 – Chris Shivers
  • 2002 – Ednei Caminhas (BR)
  • 2001 – Adriano Moraes (BR)
  • 2000 – Chris Shivers
  • 1999 – Cody Hart
  • 1998 – Troy Dunn
  • 1997 – Michael Gaffney
  • 1996 – Owen Washburn
  • 1995 – Tuff Hedeman
  • 1994 – Adriano Moraes (BR)

Boi e cavalo de rodeio

boi bandido

Apesar dos peões serem as estrelas do rodeio, a fama e a conquista dos competidores não seria a mesma sem o boi a cavalo e rodeio, que hoje, já possuem o seu bem estar assegurado pelas leis brasileiras.

Os rodeios também impulsionam o mercado de criação de bois e cavalos.

Sabia?

Os criadores estão sempre em busca de um animal imbatível nas arenas. Por falar nisso, confira abaixo o ranking dos bois mais temidos e difíceis de montar de todos os tempos:

  1. Boi Bandido
  2. Agressivo
  3. Masquerano
  4. Murubu
  5. Mago
  6. Himalaia
  7. Bipolar
  8. Pesadelo

Profissões de Rodeio

palhaço rodeio

Você sabe quais são as principais profissões de rodeio? A gente te explica a seguir!

  • Locutor – O Locutor dá o tom e anima os rodeios pelo Brasil e no mundo. Precisam conhecer bem as regras e são sempre lembrados pela sua emoção e frases de rodeio;
  • Madrinhador ou Madrinheira – É o responsável por laçar os animais e conduzi-los de volta ao brete;
  • Salva-Vidas – Geralmente vestidos de palhaços, esses profissionais têm a função de distrair os touros e literalmente, salvar a vida dos peões em caso de algum incidente;
  • Sonoplastas – Trabalham com os locutores adicionando emoção às narrações e tornando as festas mais divertidas para os leigos;
  • Juiz – Responsáveis pela avaliação da performance dos peões;
  • Peões – São os corajosos (e corajosas) competidores e reis da festa.

Dicas para cowboys e cowgirls: roupas para rodeios

Se você chegou até aqui, deve ser um grande admirador do mundo country. Por isso, separamos algumas dicas para cowboys e cowgirls (peões ou não) escolherem a vestimenta e acessórios certos para as festas de rodeio!

  • Botas – Item indispensável para quem está indo para um rodeio. Botas servem para homens e mulheres e você pode escolher entre as opções de cano alto ou baixo.
  • Camisa Xadrez – Outro item icônico da cultura country, as camisas xadrez são clássicas e versáteis e não podem faltar no seu traje!
  • Chapéu Você já viu um cowboy sem o seu chapéu? Este é um elemento que ajuda a compor o visual country. As mulheres podem apostar nos modelos Cattleman ou Glamber.
  • Calça Jeans JustaA famosa Skinny é moda entre os cantores sertanejos e é uma das peças que funcionam melhor com um look country. As mulheres podem apostar também nas leggings.
  • AcessóriosDo cinto com fivela (indispensável para o cowboy e cowgirl raiz), até as bolsas com franja e colares. Vale tudo para entrar no clima country.

Rodeio: uma paixão sem limites!

O universo do rodeio é rico e apaixonante. Vale não deixar a cultura morrer, levando a tradição adiante.

Gostou do nosso post? Compartilha com os amigos e leve a cultura dos rodeios cada vez mais longe!

Ailson J. Lima
Jornalista, formado pela UFPE e especialista em Marketing Digital, SEO e Inbound. Redator e Growth Freelancer. Apaixonado por história, cinema, tecnologia, cultura pop e filosofia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, informe seu nome

- Advertisement -

Paint Horse: saiba tudo sobre esta raça de cavalos!

O paint horse é uma raça de cavalo fácil de se identificar. Também conhecido como “cavalo pintado”, de longe,...

Festa country: dicas e inspirações para você montar a sua

Aos festeiros de plantão: já pensou em fazer uma festa country da próxima vez que for juntar a galera para comemorar alguma data especial? Ideal para crianças e adultos, a festa com temática country pode ser uma opção bem bacana para você que é amante do estilo de vida ligado ao campo. 

Must read

- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you