Paint Horse: saiba tudo sobre esta raça de cavalos!

O paint horse é uma raça de cavalo fácil de se identificar. Também conhecido como “cavalo pintado”, de longe, dá pra ver as marcas que o tornam o cavalo favorito de muitos criadores mundo a fora.

Sejam as marcas pretas e brancas, ou a pelagem conhecida como palomina – aquela dourada com crinas e caudas brancas – é impossível não notar um paint horse quando você vê um.

A história desta raça, no Brasil e no mundo está repleta de curiosidades, mitos e detalhes que os criadores iniciantes e veteranos precisam conhecer.

Vem se apaixonar pelo paint horse com a gente!

Paint Horse: um pouco da história

O Paint Horse é conhecido mundialmente como uma raça americana. E foi nos Estados Unidos, quando os primeiros exploradores espanhóis desembarcaram nas costas norte-americanas, que a raça dos “cavalos pintados” teve origem.

Especialistas acreditam realmente que os American Paint Horses são descendentes dos cavalos que foram trazidos para o Novo Mundo pelos conquistadores espanhóis nos anos 1500, principalmente Hernando Cortes. 

Eles concluíram que era provável que os cavalos de guerra trazidos naquela época tenham acabado por criar a popular raça American Paint Horse, que ainda existe hoje.

As primeiras criações de Cavalos Pintados

Os registros mostram que alguns dos mais conhecidos criadores da raça Quarter Horse tinham cores suficientes para serem considerados hoje como os primeiros Paint Horses. 

De fato, Quarter Horses and Paints compartilharam uma história e um conjunto genético em comum até 1940, quando a American Quarter Horse Association foi inaugurada. 

Naquela época, o AQHA excluiu cavalos com “excesso de branco” – em outras palavras, Paint Horses – de seu registro. 

Vinte anos depois, esse fato resultou na formação de duas organizações, a American Paint Quarter Horse Association e a American Stock Horse Association. Ambos registraram Paint Horses com ascendência Quarter Horse. 

A Associação Americana de Cavalos Pintados (American Paint Horse Association)

Em 1965, foi fundada a American Paint Horse Association. Hoje, a APHA possui milhares de membros ativos nos Estados Unidos, Canadá e 39 países e territórios adicionais. 

A APHA experimentou um crescimento recorde durante os anos 90, mantendo sua orientação familiar e amplo apelo a todas as gerações.

Paint Horse: características

Os cavalos Paint Horse são conhecidos por serem criaturas amigáveis ​​e muito sociais

Eles também são bem-humorados, calmos e naturalmente inteligentes, tornando-os um verdadeiro prazer para trabalhar e treinar, mesmo para competições.

O Paint Horse costuma ser criado em grandes fazendas americanas e acaba se tornando um companheiro maravilhoso para todos os cuidadores que gostam da companhia de cavalos. 

O que também torna esta raça tão atraente é o fato de que esses cavalos são uma combinação perfeita de atletismo e beleza. 

Eles são acalmados, manipulados e treinados com facilidade. Da mesma forma, também são fáceis de manter como animais de estimação. 

Uma das mais atléticas raças de cavalo!

Eles também gostam de sair para trilhas abertas, além de competir, e têm uma grande vontade de agradar seus proprietários e ciclistas. 

De fato, esses cavalos costumam ser usados ​​para uma ampla variedade de finalidades, como:

  • Trabalho 
  • Corrida
  • Equitação 
  • Salto
  • Adestramento e muito mais! 

Padrões de coloração do American Paint Horse

Não se engane! Um verdadeiro Paint Horse é colorido com manchas brancas. Três padrões de cores básicas podem ser identificadas nos originais American Paint Horses. Confira mais detalhes sobre cada um abaixo:

Tobiano

O tobiano (ou “toby”) é naturalmente branco em toda a extensão das costas e das pernas, sendo muito comum que algumas delas sejam completamente brancas abaixo dos joelhos. Suas manchas são regulares e sempre diferentes, com bordas claras. Sua crina e cauda possuem geralmente duas cores.

Overo

Diferente do Tobiano, neste padrão, o branco está presente em toda a extensão da parte inferior do cavalo (barriga) e dificilmente chega a cruzar as costas do animal. Geralmente, há muito branco na cabeça dele e um ou ambos os olhos serão azuis. Onde a cor se encontra com o branco, as bordas geralmente são irregulares.

Tovero

O Tovero apresenta características do Tobiano e também do Overo. Por exemplo, ele pode ser quase todo branco, mostrando a cor da base apenas no focinho, orelhas, peito e flancos. Ou ainda ter a coloração básica do Tobiano com o rosto mais puxado para o Overo.

Curiosidades sobre os American Paint Horse

Além de ser essa raça de cavalo que todo mundo gosta, o Paint é cercado por curiosidades que poucos criadores de cavalo conhecem. Abaixo, reunimos as principais delas para você.

Confira!

Eram os favoritos dos Índios Comanche

Esses cavalos malhados eram os favoritos entre os índios Comanche, que tinham grandes manadas. Imagens delas são encontradas nas vestes de búfalo pintadas dos Comanches. 

Super Populares

Hoje, a American Paint Horse Association possui o segundo maior registro equino do mundo. É realmente difícil não gostar da raça. Mais de um milhão de cavalos pintados são registrados, com cerca de 15.000 novos registros todos os anos. 

Cada Paint Horse é único 

Sabe a listra das Zebras? Ou o padrão de pintas dos dálmatas? Pois é, dessa mesma forma, cada um tem seus próprios padrões. Você nunca vai encontrar dois iguais. 

Nem todo Cavalo Pintado é um Paint Horse

Um cavalo malhado pode ser encontrado em qualquer raça de cavalo que tenha manchas – cavalos árabes, de sela, de miniatura, etc. O cavalo Paint é uma raça específica de cavalo que, para ser registrado, deve ter um pai e mãe registrados.

Colorido com manchas brancas

Lembra daquele velho dilema? As zebras são pretas com listras brancas ou brancas com listras pretas? Bem, o cavalo Paint é um cavalo colorido com manchas brancas. Eles carregam genes especiais que causam certos tipos de “padrões” de manchas que lhes dão uma aparência única.

Impossível não se apaixonar pelo Paint Horse, não é mesmo? Compartilhe este artigo nas suas Redes Sociais e não perca o próximo artigo da Klopr!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *