Músicas Sertanejas Românticas: uma super lista, das antigas às mais tocadas!

Desde sempre, a paixão e o romance foram inspiração para as mais belas canções. No sertanejo não é diferente. Quem não se lembra da voz potente de Zezé di Camargo e Luciano ao cantar em plenos pulmões “É o amoooooooor…”?

Músicas sertanejas românticas fizeram e fazem parte da história de muito casal apaixonado por aí. Mas você sabe da onde surgiu o romance na música sertaneja? E quais são os artistas mais importantes expoentes do ritmo? 

Neste artigo você vai responder a essas e outras perguntas e ainda ouvir uma playlist com as 20 melhores músicas sertanejas românticas de todos os tempos! Bora?

Como surgiram as músicas sertanejas românticas?

O gênero sertanejo começou com as modas de viola e emboladas de compositores predominantemente rurais dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. 

Hoje, podemos dizer que é o ritmo mais popular em todo o Brasil, já que o gênero se popularizou muito nos últimos anos com a onda do Sertanejo Universitário. O sertanejo que conhecemos também bebeu bastante da fonte do gênero americano Country

Já o embalo romântico do sertanejo surgiu na mesma medida em que o gênero foi sendo construído: há relatos de músicas sertanejas românticas desde 1920, quando o ritmo foi criado.  

Até hoje o sertanejo é muito conhecido pelas suas duplas, e na década de 1930 tivemos vários nomes importantes que também se inspiraram no tema do amor para compor suas canções. Alvarenga e Ranchinho, Vieira e Vieirinha e Tonico e Tinoco são alguns dos nomes. 

Vai dizer que não lembra do “beijinho doce que ela tem”?

Sertanejo romântico nos anos 70, 80, 90, 2000 e 2010

O gênero sertanejo passou por diversas mudanças nos últimos anos. Desde seu surgimento com as modas de viola, o ritmo passou por muitas mudanças até chegar ao sertanejo universitário que conhecemos hoje. 

Podemos dizer que as músicas sertanejas românticas passaram a compor grande parte do repertório do artistas a partir da década de 70. Até então, muito do que os sertanejos cantavam tinha a ver com seu estilo de vida e vivência no campo e na fazenda. 

Anos 70


Os anos 70 são marcados por uma era de transição na música sertaneja. No começo da década, Milionário e José Rico trouxeram inovações para o ritmo utilizando elementos da tradição mexicana com floreios de violino e trompetes. Era uma modernização e tanto para o sertanejo que até então contava com a viola como seu instrumento principal. 

Com certeza Sérgio Reis é o nome mais importante para o sertanejo romântico da década de 70. Com suas belas músicas, o paulista falava de amor até de um jeito engraçado, conquistando todo mundo!

 

Anos 80

Nos anos 80 as duplas que fazem sucesso até hoje começaram a se formar e a lançar grandes sucessos. Foi nessa década que nomes como Chitãozinho & Xororó, João Paulo & Daniel, Leandro & Leonardo e Rick & Renner se juntaram. 

Foi também nos anos 80 que a rainha do sertanejo romântico, Roberta Miranda, começou a se apresentar nos palcos de São Paulo. Você sabia que ela foi o primeiro nome da música brasileira a vender mais de um milhão e meio de discos no lançamento do primeiro álbum de sua carreira?

Até hoje ninguém conseguiu superar esse feito! 

 

Anos 90

Os anos 90 foram marcados pela explosão do sertanejo na TV. Todo domingo víamos as duplas dominando as telinhas e apresentando seus sucessos. Com certeza a maior surpresa da década foi a dupla Zezé di Camargo e Luciano, que fizeram um sucesso estrondoso com a composição É o Amor. 

Os dois filhos de Francisco venderam mais de 1 milhão de cópias do seu disco de estreia, que continha a faixa sucesso e também um hit romântico inspirado na famosa canção dos Beatles, And I love Her, intitulada de Eu Te Amo.  

Anos 2000

É nos anos 2000 que o sertanejo se reinventa e começa a se apresentar como o Sertanejo Universitário que conhecemos. As duplas da década de 90 continuam lançando seus sucessos, mas nomes como Guilherme e Santiago, Jorge e Mateus, Maria Cecília e Rodolfo e César Menotti e Fabiano começam a rodar o país.  

A dupla Bruno e Marrone, apesar de estar na estrada desde os anos 90, só conseguiu notoriedade em 2001, quando estourou o hit Dormi Na Praça, um sertanejo romântico que era quase um prenúncio do sub-gênero sofrência que temos bastante presente hoje em dia.

Mas o romance entrou com tudo mesmo no repertório da dupla com o sucesso Vai Dar Namoro.

Anos 2010

A partir de 2010, o já consolidado sertanejo universitário toma o Brasil. Hoje as músicas sertanejas românticas com certeza são as mais tocadas no Youtube. As duplas sertanejas ainda existem e fazem o maior sucesso, mas agora temos nomes de artistas singulares que dão show. 

Luan Santana, Gusttavo Lima, Felipe Araújo, Gustavo Mioto… Isso sem esquecer das maravilhosas expoentes do Feminejo (sertanejo feito por mulheres), Marília Mendonça, Naiara Azevêdo, Yasmin Santos… Tudo artista de primeira que adora falar sobre o amor!

Top 20 músicas sertanejas mais românticas de todos os tempos

Agora chegou a hora de conferir as músicas mais apaixonantes que existem no sertanejo! Vamos fazer uma viagem da década de 70 até os dias atuais e conferir tudo que há de mais bonito e apaixonado quando o tema é música sertaneja romântica! 

Se liga na lista:

20 – O Nosso Santo Bateu

“O nosso santo bateu

O amor da sua vida sou eu

Tudo que é meu hoje é seu

E o fim nem precisa rimar”

Lançada em 2016, a música da dupla Matheus e Kauan virou hit em poucas semanas. A batida romântica mistura sertanejo e reggae, uma delícia para ouvir coladinho com seu amor na praia. 

19 – Homem de Família

 

“Até você aparecer do nada

E arrancar minha cachaça com o seu beijo de batom”

Essa é para aqueles amores que mudam nossa vida (para melhor)! A canção, lançada também em 2016, foi uma das mais tocadas daquele ano e entrou na lista Brasil Hot 100 Airplay.

18 – Domingo de Manhã


“É que eu prefiro ouvir
Sua voz de sono
Domingo de manhã”

Em 2014 essa declaração de amor em forma de música foi uma febre nas rádios brasileiras. A canção interpretada pela dupla Marcos e Belutti ficou 29 semanas consecutivas entre as mais tocadas do Brasil. É muita paixão!

17 – Flor e o Beija-flor

“E a flor conhece o beija-flor

E ele lhe apresenta o amor

E diz que o frio é uma fase ruim”

Quando dois dos nomes mais influentes na música sertaneja atual se juntam não podia ser diferente, né? A música de Henrique e Juliano com participação especial de Marília Mendonça foi um hit em 2015 e segue fazendo parte da história de casais apaixonados.

16 – O que é que tem

“Dá um gosto de pensar
Eu, você e o céu e a noite inteira pra amar”

Há quem diga que a dupla Jorge e Mateus têm as mais belas músicas sertanejas românticas… Imagina ganhar uma declaração dessas? 

15 – Mozão

“Momozim, vamos fazer assim

Eu cuido de você, você cuida de mim

Não desisto de você e nem você de mim

Vamos até o fim”

Essa é pra quem gosta dos apelidinhos carinhosos entre casal! A música do Lucas Lucco já tem mais de 115 milhões de views no Youtube. Faz essa declaração para o seu Momozim, vai!

14 – Te vivo


Quando me sinto só

Te faço mais presente

Eu fecho os meus olhos

E enxergo a gente”

 

Essa é para os casais à distância. Luan Santana caprichou, cuidado para não derramar uma lágrima!

13 – Meu eu em você

 

“Sou teu céu, o teu inferno, a tua calma

Eu sou teu tudo, sou teu nada

Sou apenas tua amada”

Paula Fernandes tem muitas letras apaixonantes e essa é uma verdadeira poesia musicada!

12 – Madri

“Ficar sem você
Me mostrou o quanto é bom estarmos juntos
Sonho tão lindo é ter você aqui”

Mais uma para os que amam à distância! Fernando e Sorocaba entendem o que é amar e estar longe.

11- O grande Amor da Minha Vida

“A gente morou e cresceu na mesma rua

Como se fosse o sol e a lua”

Músicas que carregam histórias! Essa é pra você que procura um jeitinho de declarar aquele amor secreto.

10 – Eu adoro amar você

“O amor que existe

Entre nós dois

É tudo que eu sonhei pra mim”

Essa é para aquele momento que você está completamente apaixonado! Declare seu amor em grandessíssimo estilo.

9 – Ela é demais

“Ela tem um jeito lindo

De me olhar nos olhos

Me despertando sonhos”

Para os rapazes apaixonados por mulheres maravilhosas: faça essa declaração de amor e deixe sua amada sabendo o quão importante é para você!

8 – Talismã

“Como é doce essa rotina

De te amar toda manhã!”

Já imaginou acordar sua amada com uma declaração dessas? Prepare um café da manhã e coloca para tocar!

7 – Tem que ser você

“Agora é a hora de dizer (de dizer eh)

Que hoje eu te amo

Não vou negar”

 

Um dos maiores sucessos da dupla tem aquele sonzinho calmo que só Victor e Leo conseguem imprimir ao sertanejo.

6 – São tantas coisas

“Só mesmo o amor

De corpo e alma pra vencer esta batalha”

Das baladas antigas românticas para dançar agarradinho. A voz de Roberta Miranda embala as paixões desde a década de 80.

5 – Pão de Mel

“Chama que alimenta

O fogo da paixão

Chuva que molhou meu coração”

Zezé di Camargo e Luciano lançaram diversas baladas apaixonantes na década de 90. Que tal soltar toda sua paixão com essa canção romântica?

4 – Quer casar comigo?

“Quer, quer, quer

Quer casar comigo?

Ser mais que bons amigos

Que nem o céu e o mar”

Já imaginou uma declaração dessas? Não vai ter quem não queira aceitar esse pedido depois de você perguntar com toda essa paixão!

3 – Estou apaixonado

“E se eu cair que caia em teu abraço

Se eu morrer que morra de desejo”

A música que acabou ganhando até uma versão em espanhol têm uma das mais belas letras de músicas sertanejas românticas e consegue exprimir tudo que uma pessoa apaixonada sente.

2 – Evidências

“Mas pra que viver fingindo

Se eu não posso enganar meu coração

Eu sei que te amo”

 

Daquelas que quando tocam todo mundo enche o pulmão pra cantar! Evidência é um hino e não é à toa: tem amor e romance pra dar e vender na sua letra!

1 – É o Amor

“Eu não vou negar

Sem você tudo é saudade

Você traz felicidade

Eu não vou negar”

Sucesso absoluto, É o amor é a música mais conhecida da dupla e com certeza faz parte do repertório de muitas paixões!

Gostou de saber quais são as músicas sertanejas românticas mais famosas de todos os tempos? Compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais e acompanhe as novidades do blog no nosso Instagram @kloprbrasil e na nossa página do Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *