Música Country: Internacionais, Românticas e Curiosidades do Gênero!

A música country é um fenômeno em todo o mundo.  

O ritmo marcante, o estilo das canções, o jeito de vestir de quem canta e acompanha esse ritmo, faz do country algo único. Ele representa estilo, personalidade e raiz às origens. 

Nascido nos Estados Unidos nos remotos anos de 1920, as canções atravessaram as fronteiras e chegaram também no Brasil, servindo de influência para a música sertaneja.

Ficou curioso e quer saber mais sobre a música country? Então confira mais sobre esse estilo musical. Acompanhe!

Como surgiu a música country?

A contagiante música country era conhecida como western ou hillbily, que em português significa “música caipira”. 

O gênero começou a aparecer no final de 1920 e, apesar de ser um estilo típico dos Estados Unidos (no sul e sudeste do país predominantemente), ele tem sua origem relacionada às músicas folk, que são europeias, e também sofre influência do estilo afro-americano, o blues.

A junção das músicas dos escravos africanos levados para a América do Norte com a paixão dos Estados Unidos pela religião e a tudo que faz referência ao meio rural, tornou o country um gênero que representa forte ligação com o sentimento de pertencimento à terra.

A música country começou sendo composta principalmente por instrumentos como as gaitas de boca, o violão, o banjo e o violino. 

A popularização do gênero country

O gênero western se popularizou em Hollywood por meio da literatura e o country se difundiu nas rádios. As primeiras gravações foram feitas na gravadora “Victor” em 1922. 

Os artistas aos poucos foram se difundindo nas mídias, podemos citar Jimmy Rodgers, que é conhecido como o “Pai da música country” e a banda The Carter Family. 

Em união com o western, o country foi ganhando cada vez mais espaço no cenário estadunidense, até mesmo fora do sul e sudeste norte-americanos. E em seguida conquistou seu espaço no mundo.

Como é a moda country?

A moda country foi estabelecida por meio do estilo de vestimenta utilizada em cidades rurais, que fazem referência ao country nos Estados Unidos, onde teve sua origem.

Nessas regiões, é comum ter a utilização de botas, camisas e chapéus. 

Para estar no melhor estilo da moda country, basta ter uma calça jeans mais justa, uma camisa xadrez, um chapéu e uma bota.

Além das camisas xadrez, o jeans e as jaquetas de couro também geram uma ótima caracterização para o estilo de moda country, bem como as camisas gola polo. 

Para os homens é interessante deixar a barba crescer e usar uma fivela no cinto.

Quais são os principais nomes da música country?

Muitos são os artistas de renome da música country. Podemos começar citando Jimmy Rodgers, que é conhecido como o “Pai da música country” e a banda The Carter Family, que foram os principais nomes no início do sucesso country. 

Não podemos esquecer de citar Bob Nelson, que foi o precursor do country no Brasil, antes mesmo de o movimento ser consolidado no país, como veremos a seguir. 

Conheça mais 5 nomes cruciais da música!

1. Hank Williams

hank-williams-musica-country

Hank Williams é considerado um dos nomes mais influentes da música country e seu óbito prematuro acabou por consolidar ainda mais sua imagem no cenário country. Ele tinha um estilo considerado rabugento, que acabou servindo de ponte entre o estilo caipira e o som Nashville do futuro.

Até hoje Hank Willians cativa novos ouvintes que se atraem pelo country clássico de canções como “Lovesick Blues” e “Lost Highway”. 

Hank Willians morreu quando estava a caminho do show de Dia de Ano Novo, no banco de trás de seu Cadillac, em 1953. Oficialmente, a causa de sua morte foi uma parada cardíaca.

Eventualmente, especula-se que a verdadeira causa de seu óbito foi uma mistura de álcool e analgésicos.

De qualquer forma, a morte precoce tornou o cantor uma figura mítica e suas músicas ainda inspiram gerações de compositores.

2. Johnny Cash

musica country Johnny Cash

Johnny Cash iniciou a sua carreira com a canção intitulada “I Walk the Line”, que foi divulgada primeiramente em 1955, sendo um grande sucesso, o que consolidou seu nome junto à música country.

Posteriormente, ele sincronizou o estilo country, com o rock e o folk, explorando fronteiras que proporcionaram uma variedade de shows na televisão nos anos 60.

O cantor foi um grande influenciador, sendo inspiração para estilos desde punks a rappers. Suas canções possuem temas como trens, bebidas, Deus, trabalho, enganações, dentre outros.

3. Merle Haggard

MerleHaggardCountryMusic

Merle Haggard possui um legado como compositor, similarmente a grandes nomes como Jimmie Rodgers e Johnny Cash, as principais influências na composição country.

Suas gravações ousadas em pleno anos 60, sintetizando o som de Bakersfield, ganharam aclamação da crítica, mesmo sendo conflituosa com as convenções tradicionais do gênero.

Posteriormente, Haggard conseguiu um emprego em Las Vegas como guitarrista, após ser posto em liberdade condicional da prisão em 1950. Já em 1962, ele assinou o seu primeiro contrato de gravação.

Então, após lançar inúmeros sucessos, Haggard decidiu se mudar da Tally Records para a Capital Records para lançar Strangers em 1965. O cantor é considerado uma das vozes mais marcantes do gênero country, além de ser considerado um dos maiores compositores do estilo.

4. Loretta Lynn

Loretta Lynn

Loretta Lynn começou sua vida na música ainda criança cantando na igreja. Posteriormente, com 18 anos, aprendeu a tocar violão sozinha, e sua primeira aparição midiática foi em um concurso de talentos na televisão, que era apresentado por Buck Owens.

Em sua apresentação, ela foi vista por Norm Burley, um dos fundadores da Zero Records, gravadora do seu primeiro álbum.

O início da carreira de Loretta se deu na década de 60, quando a cantora se tornou uma das principais cantoras de seu país. Suas canções alcançaram o Top 10 Hits e quatro delas atingiram a primeira posição entre 1955 e 1970.

Já no início da década de 70, a cantora fez uma parceria com Conway Twitty. A parceria proporcionou cinco sucessos consecutivos em primeiro lugar entre os anos 1971 e 1975.

Posteriormente, em 1976, Loretta Lynn lançou sua autobiografia e quatro anos depois foi transformada em um filme ganhador do Oscar por Melhor Atuação.

A cantora foi a primeira mulher no estilo country a ter diversas canções no Top 10 Hits. Suas músicas tinham traços autobiográficos e inspiradores para as mulheres. Na década de 90, Loretta fez parceria com Tammy Wynette e Dolly Parton para gravar mais um álbum de sucesso.

Até os anos 2000 a cantora lançou mais um álbum que não se saiu bem nas vendas. No entanto, recebeu elogios da crítica por ele. Em 2004, Loretta lançou o álbum Van Lear Rose, no qual Jack White foi o produtor.

Atualmente ela é considerada como uma lenda da música country e pode ser vista nas feiras, teatros e cassinos dos Estados Unidos.

5. Dolly Parton

Dolly Parton

Dolly Parton conheceu Johnny Cash quando era adolescente no Grand Ole Opry. Logo, o cantor a incentivou a seguir seus sonhos, e um dia após terminar o colegial, Dolly Parton decidiu se mudar para Nashville.

Posteriormente, em 1965, ela assinou um contrato com a Monument Records, e no ano de 1967 foi chamada para participar do programa de TV semanal “Parton Wagoner Show”, no qual estaria substituindo Norma Jean.

A audiência demonstrou resistência para aceitar Parton. No entanto, ela foi aceita com a ajuda de Wagnoer. Os dois tocaram juntos, e ele conseguiu convencer sua gravadora a assinar com Parton.

Seu primeiro sucesso foi um dueto com a cantora que alcançou o Top 10 Hits no início de 1968. E essa parceria durou seis anos.

Contudo, seguidamente após inúmeras frustrações, tendo apenas uma música de sucesso “Joele”, Parton decidiu parar de fazer turnês em conjunto em 1974. Ela continuou a se apresentar na televisão e a fazer os duetos com Wagnoer, até 1976.

Depois disso, ela decidiu seguir carreira solo, e isso gerou um grande ressentimento entre eles. Nesse momento, a cantora compôs a canção “I Will Always Love You” com referência a separação.

Dolly Parton conquistou o sucesso no fim da década de 70 até meados da década de 80. Ela começou a apresentar seu próprio programa de TV intitulado Dolly! Contudo, durou somente uma temporada. 

O grande sucesso de vendas!

Foi com “Here You Come Again” em 1977 que Dolly ganhou o seu primeiro álbum com um milhão de vendas. Dolly também atuou em muitos filmes, sendo o primeiro em 1980 ao lado de Jade Fonda e Lily Tomlin.

Já em 1978, Dolly foi aclamada pela crítica ao fazer uma parceria com Linda Ronstadt e Emmylou Harris . No mesmo ano a cantora produziu quatro canções que entraram no Top 10 Hits.

Em 2008, Dolly Parton lançou em sua própria gravadora o álbum “Barbie Sertão” e continuou fazendo turnês por todo os estados Unidos, Austrália e Europa com o intuito de promover seu álbum em 2008 e 2009.

Playlist Top! Músicas Country Internacionais 2019

Para você entrar no clima e ficar atualizado, separamos uma playlist com tudo o que há de novo na música country internacional! O que acha de colocar para tocar enquanto lê o nosso artigo?

Como a música country veio para o Brasil?

Embora o movimento country no Brasil tenha surgido no final da década de 70, o gênero country brasileiro teve seu início em 1960 na voz de Bob Nelson, que já era um grande sucesso no estilo chamado de “Yodel” (um tipo de canto tirolês).

Com o passar dos anos, o Brasil desenvolveu seu próprio estilo de música country, que é conhecido como o sertanejo. 

Esse gênero se fez presente nas famosas modas de viola, tocadas com a viola caipira e, logo depois, nas décadas de 80 e 90, surgiu, analogicamente, o sertanejo romântico.

Dentro do estilo sertanejo, não podemos deixar de destacar o “sertanejo raiz”, afinal, ele sofre influência direta da música country americana.

Logo, o estilo representava fielmente o estilo de vida do interiorano, com letras que retratavam os costumes rurais e exaltavam as belezas da vida na roça, com melodias bucólicas e românticas.

O sertanejo raiz surgiu de vozes como Trio Parada Dura, contudo ganharam as rádios de todo o país na voz de Chitãozinho & Xororó e Leandro e Leonardo.

Durante esta etapa as músicas eram compostas por uma introdução de instrumento, breve ou longa.

O Cenário atual da música country no Brasil

Atualmente, o cenário brasileiro é composto pelo sertanejo universitário, que tem um estilo mais amplo, embora se misturando com outros gêneros como o funk, por exemplo. 

Ademais, o estilo composto pela blusa xadrez e a botina permanecem.

Os nomes de artistas country ou sertanejos mais conhecidos no Brasil são;

  • Jorge e Matheus;
  • Gusttavo Lima;
  • Luan Santana;
  • Leonardo;
  • Fernando e Sorocaba, dentre outros.

Entretanto, não para por aí! As mulheres aderiram ao estilo, e hoje são a maior febre quando falamos de “sertanejo sofrência”. Os principais nomes são;

  • Marília Mendonça;
  • Simone&Simaria;
  • Maiara&Maraisa e;
  • Paula Fernandes.

Atualmente, o estilo country representa uma integração entre o meio rural e o urbano.

As apresentações musicais acontecem em eventos como os rodeios, casas de show, festas tipicamente country, onde é exposto esse estilo, embalados pelos artistas da música sertaneja. 

O gênero é amplamente conhecido no país e, independente de se viver no meio rural ou urbano, toda a população conhece ao menos um evento, artista ou canção que representem o country.

Por que música country ainda é um dos ritmos mais ouvidos no mundo?

Estilo, expressão e senso de pertencimento às raízes são um dos principais motivos da música country atrair tantos ouvintes pelo planeta.

Como é dançada em par, ajuda na socialização e no aumento da motivação, o que não impede que se improvise uma dança solo já que é um ritmo alegre e democrático.

Aliás, outro ponto positivo desse gênero é que, por meio dele, é possível conhecer muito sobre a cultura sertaneja do Brasil, e também sobre a cultura americana.

Então, como você pode perceber, a música country se reinventa ao longo do tempo, mantendo sempre o ritmo forte e a essência de pertencer ás raízes. O ritmo dita tendências, estilo, moda e comportamento.

Conforme falamos ao longo deste artigo, mais do que um gênero musical, certamente o country é um estilo de vida, uma maneira de viver e sentir as suas raízes, de forma ampla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *