Mundo Sertanejo e Country Country Filmes de faroeste: uma super lista somente com os...

Filmes de faroeste: uma super lista somente com os melhores!

-

- Advertisment -

Se você também é apaixonado pela cultura country, com certeza vai gostar ou já gosta dos clássicos de filmes de faroeste.

Aqueles filmes que mostram a vida no interior, sempre com ares de deserto norte-americano, geralmente regado a muitas intrigas e aventuras, estão no coração de muita gente há anos e anos.

Neste artigo vamos falar um pouco desse gênero cinematográfico que tem uma legião de fãs pelo mundo, além de te dar uma lista com 15 filmes imperdíveis que você precisa ver para se tornar um verdadeiro conhecedor dos filmes de faroeste!

Pega a pipoca e vamo nessa! 

A época de ouro do Western

O gênero cinematográfico de faroeste foi uma verdadeira febre em Hollywood no século XX. Aqui no Brasil o gênero também é conhecido como filmes de Bang Bang, por sempre estarem recheados de conflitos com rifles e revólveres antigos. 

O Western, como é chamado na língua inglesa, diz respeito a histórias ambientadas, primordialmente, no Velho Oeste dos Estados Unidos do Século XIX.

Cowboys, pistoleiros, xerifes e donzelas em perigo são os personagens que nunca podem faltar nessa trama que fez a cultura country se difundir pelo mundo. 

 

Great_Train_Robbery_Filmes_de_Faroeste

O primeiro filme considerado do gênero é a produção de Kit Carson, em 1903, chamado O Grande Roubo do Trem (The Great Train Robbery).

O curta de pouco mais de 12 minutos, ainda na era do cinema mudo, foi protagonizado por Broncho Billy Anderson, considerado pelo público da época o primeiro cowboy estrela de cinema, devido a grande popularidade que o filme alcançou. 

Inclusive, o primeiro filme da história rodado em Hollywood, na Califórnia, foi o Caminho Fatal (In Old California), filme do diretor D.W. Griffith de 1910. Ele, inclusive, é apontado como o grande criador do gênero nos moldes que hoje conhecemos. 

 

15 melhores filmes de faroeste de todos os tempos  

Agora vamos ao que interessa! Quais são os filmes de faroeste que valem a pena você assistir para se tornar um expert no gênero?

Bom, nessa lista temos os mais importantes, desde o início da cultura western no cinema até os dias atuais. 

Lembrando que não listamos os filmes de acordo com a qualidade, a ordem foi completamente aleatória. Então coloca a pipoca pra estourar enquanto escolhe qual será o filme da vez! 

15 – Era uma vez no Oeste 

Tem no Netflix? Não 🙁

Começando pelos clássicos, o Era Uma Vez no Oeste conta a história de um homem sério e misterioso que sempre está acompanhado de sua gaita.

No meio de seu caminho, ele resolve ajudar uma viúva que está sendo caçada por bandidos locais.  

Dirigido por um dos grandes de Hollywood, o aclamado diretor Sergio Leone, o filme tem uma ambientação magnífica, além de contar com uma trilha sonora ótima.

O longa conta com diversos embates, mas não espere um filme cheio de efeitos especiais e bombardeios: ele se mantém muito real em diversos aspectos e leva aquele ritmo do cinema de antigamente. 

14 – O bom, o mau e o feio (1966)

Tem no Netflix? Não 🙁 Mas tem o filme completo no Youtube!

Filme de peso, que reúne os nomes mais importantes do cinema de Western na época: o ator Clint Eastwood, o diretor Sergio Leone e o compositor de trilhas sonoras Ennio Marricone. 

A história gira em torno das aventuras de três homens que estão atrás de um tesouro escondido em um cemitério. Os três entendem que têm que se unir, mas nenhum está disposto a dividir o prêmio.  

A trama é imprevisível e pega os espectadores de surpresa diversas vezes. Em quase 3h de filme, o longa consegue manter sua atenção até os créditos finais. Vale a pena! 

13 – Terra violenta (2016)


Tem no Netflix? Não 🙁

Pulando para um longa mais recente, Terra Violenta é estrelado por John Travolta no papel de um xerife ganancioso e Ethan Hawke no papel de Paul, um forasteiro que vai até a cidade movido pela vingança da morte de seu amigo.

Paul é envolvido em uma emboscada e toda a cidade acaba participando da batalha sangrenta que vem a seguir. 

12 – Os Oito Odiados (2015)

Tem no netflix? Sim! =)

filmes-de-faroeste

Mais um filme da nova geração de faroeste, Os Oito Odiados é dirigido pelo aclamado diretor Quentin Tarantino, que fez uma verdadeira ode ao gênero de Western com esse longa.

Seus oito personagens carregam aquele sentimento dos antigos cowboys e forasteiros do gênero.

Durante quase 3h, somos enclausurados com eles em um local pequeno, a espera do fim de uma tempestade. O filme foi ganhador de melhor trilha sonora no Oscar.

11 – Os Imperdoáveis (1992)


Tem no Netflix? Não 🙁 

O último e para muitos o melhor filme de faroeste da longa carreira do famoso Clint Eastwood.

Ao lado de Morgan Freeman, o filme foi sucesso de público e crítica e deu a Eastwood o prêmio de melhor Diretor e Melhor Filme, além de ter sido indicado por melhor ator. 

No longa, vemos a história do pistoleiro aposentado Bill Munny, interpretado por Eastwood.

Ele decide voltar a ativa quando lhe é oferecido uma grande recompensa para matar dois homens que violentaram uma prostituta. 

Ao lado de dois velhos parceiros, um deles interpretado por Morgan Freeman, Bill enfrenta caçadores de recompensa e um xerife sem escrúpulos para terminar o serviço.

10 – Sete Homens e Um Destino (1960)

Tem no Netflix? Não 🙁

Clássico dos clássicos, esse filme reuniu no elenco atores renomados como Steve McQueen, Charles Bronson e Yul Brynner. Ele é um remake da história dos Sete Samurais, filme de Akira Kurosawa, só que claro, com a magia do Bang Bang. 

A história gira em torno de um vilarejo mexicano que é assolado por crimes cometidos por um grupo de bandidos. A solução que os moradores encontram é contratar dois pistoleiros que reúnem a nata dos pistoleiros de aluguel para proteger a cidade.

9 – Os indomáveis (2007)

Tem no Netflix? Não 🙁

Filme super aclamado pela crítica, os Indomáveis conta a história do fazendeiro Dan Evans (Christian Bale) acompanhando o bandido Ben Wade (Russel Crowe) que será julgado em breve.

A trama é cheia de desavenças, com direito a perseguições e os clássicos tiroteios do velho oeste. 

Foi bastante aclamado pela crítica e recebeu duas indicações ao Oscar por melhor trilha sonora e melhor mixagem de som. 

8 – Sete Homens e um Destino (2016)

Tem no Netflix? Sim! =)

Esse é um remake do filme de mesmo nome que falamos acima! A versão de 2016 tem uma pegada mais blockbuster e conta com muito efeitos especiais e, claro, os tiroteios e combates clássicos do gênero. 

A premissa do filme é a mesma do original: um vilarejo constantemente atacado por bandidos contrata um grupo de pistoleiros para protegê-los.

Dessa vez, quem comanda a escolha dos comparsas é Denzel Washington, no papel de Sam Chisolm. O filme foi um sucesso de público, tendo arrecadado um total de 162.4 milhões de dólares em todo o mundo.

7 – A Salvação (2014)

Tem no Netflix? Não 🙁 Mas tem o filme completo no Youtube!

Com direito a estrela Eva Green ao lado do icônico ator Mad Mikkelsen, A Salvação se passa em 1870 no velho-oeste americano. O filme conta a história do fazendeiro Jon buscando vingança pelo crime que acometeu sua família.

Ele consegue matar o culpado, mas o líder de uma gangue local não gosta da morte de seu parceiro e passa a procurar Jon com sede de vingança. Os moradores da cidade se voltam contra o fazendeiro, o que o faz ter que lutar sozinho pela sua vida e caçar os membros da gangue com suas próprias mãos. 

6 – Bravura Indômita (1969)

Tem no Netflix? Não 🙁

A história gira em torno da vida da pequena Mattie Ross, interpretada por Kim Darby. A menina junta suas moedas e contrata por 100 dólares o xerife da cidade, interpretado pelo aclamado John Wayne, para caçar o assassino de seu pai. 

Ela exige participar da caçada e ter a certeza que o assassino. No caminho, eles acabam entrando em um território indígena americano, o que causa alguns problemas à dupla.

5 –  Meu Ódio Será Sua Herança (1969)

Tem no Netflix? Não 🙁 Mas tem o filme completo no Youtube!

Esse é dos clássicos! Ambientado no ano de 1913, o filme conta a história de um grupo de veteranos fora da lei que está prestes a se aposentar, mas depois de receber uma proposta irrecusável refaz seus planos.  

O filme tem uma pegada nostálgica e fala sbre o fim da era do Western e dos cowboys de velho-oeste.

Na época, o longa teve uma crítica controversa por ter muitas cenas de violência explícita, várias delas gravadas em câmera lenta.

4 – O Homem Que Matou o Facínora (1962)

Tem no Netflix? Não 🙁

Sabe o que significa facínora? É aquele que cometeu um crime com crueldade ou perversidade. No longa, John Wayne no auge da sua carreira, interpreta o vaqueiro Tom Doniphon. 

James Stewart, no papel do senador Ransom Stoddard, é seu grande amigo que ao ser entrevistado por um repórter no funeral de Tom, conta suas aventuras com o antigo parceiro.

Ficou curioso para descobrir quem foi o facínora da história?

O filme é dirigido por John Ford e é um dos clássicos do gênero, vale a pena conferir. 

3 – Django Livre 

Tem no Netflix? Sim! =)

Mais um dos filmes de faroeste do aclamado diretor Quentin Tarantino, Django Livre conta a história do escravo liberto chamado Django, que sai cruzando os Estados Unidos trabalhando com um caçador de recompensas.

Seu objetivo é resgatar sua esposa que ainda é escrava. O filme conta com grande elenco e nomes como Leonardo DiCaprio, Jamie Foxx e Christopher Waltz. 

2 – Por um Punhado de Dólares (1964)

Tem no Netflix? Não 🙁 Mas tem o filme completo no Youtube!

Esse é um dos primeiros expoentes do gênero que ficou conhecido como Western Spaghetti: os filmes de velho-oeste que fizeram sucesso na Itália na década de 60. 

A história conta a chegada de um pistoleiro sem nome a cidade mexicana próxima à fronteira com os EUA. O local é violento e divido por duas gangues, que se embatem várias vezes para ter o controle do território.

Não citamos na lista, mas fica a indicação do resto da trilogia também, cujas sequências são Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito.


1 – O Estranho Sem Nome (1973)

Tem no Netflix? Não 🙁

Pra fechar a lista com chave de ouro, mais um dos clássicos estrelados por Clint Eastwood. A história é a seguinte: um homem chega em uma pequena cidade do Arizona e mata três pistoleiros em um combate.

O que ele não sabia que é um deles fora contratado pelos moradores da cidade para matar os bandidos perigosos que prometeram aparecer.

Ele então decide se oferecer para o trabalho, mas faz alguns pedidos peculiares aos moradores: pintar toda a cidade de vermelho e rebatiza-la de Inferno.

Já fez o balde de pipoca para assistir nossas dicas de filmes de faroeste?

Agora que você sabe tudo sobre o gênero de filmes de faroeste, já pode juntar a galera e quem sabe até montar uma festa com tema country pra acompanhar, hein? 

Com os filmes dessa lista você vai ter muita coisa pra assistir e muito papo para discutir com seus amigos amantes do bom e velho Western. 

Gostou desse artigo sobre filmes de faroeste? Então aproveita e compartilha ele com seus amigos! Nos siga também em nossas redes sociais, Instagram @koplrbrasil e página do Facebook para ficar por dentro de todos as novidades aqui do blog.

Ailson J. Lima
Jornalista, formado pela UFPE e especialista em Marketing Digital, SEO e Inbound. Redator e Growth Freelancer. Apaixonado por história, cinema, tecnologia, cultura pop e filosofia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, informe seu nome

- Advertisement -

Paint Horse: saiba tudo sobre esta raça de cavalos!

O paint horse é uma raça de cavalo fácil de se identificar. Também conhecido como “cavalo pintado”, de longe,...

Festa country: dicas e inspirações para você montar a sua

Aos festeiros de plantão: já pensou em fazer uma festa country da próxima vez que for juntar a galera para comemorar alguma data especial? Ideal para crianças e adultos, a festa com temática country pode ser uma opção bem bacana para você que é amante do estilo de vida ligado ao campo. 

Must read

2ª Prova Amigos do Jockey – Vitória/ES

No Espírito Santo aconteceu, no último fim de semana,...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you