Mundo Sertanejo e Country Country Country: TUDO sobre Música, Estilo, Moda e muito mais

Country: TUDO sobre Música, Estilo, Moda e muito mais

-

- Advertisment -

Country: Música, Moda e Estilo

O country está na música, nas festas, na moda e no jeito de ser dos apaixonados pela vida rural, assim como você!

O termo já está presente na nossa cultura há muito tempo, mas você sabe o real significado da palavra e o quão rica é essa cultura?

Para mergulhar de vez neste estilo tão presente e difundido entre os sertanejos no interior do nosso Brasil, confira este artigo super completo sobre o tema.

Temos certeza que você vai se apaixonar ainda mais!

Country, o Significado

Numa tradução literal, “country” quer dizer país, nação ou território. Entretanto também representa tudo aquilo que é do campo, do interior. O estilo surgiu justamente no interior dos Estados Unidos e faz referência ao estilo de música rural norte-americana.

O Country Americano

Nos Estados Unidos, a tradição country ainda se faz bastante presente. As suas origens estão lá na década de 1920, período em que foram gravados os primeiros registros musicais do estilo.

A cultura country é comum em diversos estados norte-americanos, principalmente no Kentucky, Virgínia e Tennessee, essa última no sudeste do país, onde fica a cidade de Nashville, conhecida como a capital do country nos EUA.

Nashville é a cidade natal de diversos artistas norte americanos populares, desde a cantora Taylor Swift, até a lenda da música country Johnny Cash. Lá você encontra também bares famosos como o Tootsie’s Orchid Lounge e o Robert’s Western World, além de lojas e museus.

A Música Country

A música country reflete o amor do artista pela terra e pelas suas origens. Ela surgiu no ano de 1922 nos Estados Unidos, impulsionada pela gravadora “Victor”.

Com melodias encantadoras e nostálgicas, o country é embalado, principalmente por instrumentos de cordas, como o bandolim, o banjo, o violão espanhol e a rabeca irlandesa.

Se Nashville é a capital do country mais popular, foi em Bristol, na fronteira entre a Virgínia e Tennessee, que o movimento começou a tomar forma e se enraizar na cultura musical norte americana.

Conhecida como “Bristol Sessions” de 1927 as gravações e os artistas da época estão eternizados no Birthplace of Country Music Museum (Museu do Berço da Música Country).

Ainda nos dias de hoje, a cidade recebe eventos de música country ao vivo, como o anual “Bristol Rhythm & Roots Reunion”, que ocorre nos dois lados da fronteira do estado durante o período do outono.

A Música Country Americana Hoje

Nos Estados Unidos, a música country é uma paixão nacional. É comum que grandes intérpretes figurem no topo das paradas de sucesso ao passo em que novos artistas surgem a todo momento.

A utilização de referências country em músicas populares é bastante comum nos Estados Unidos.

Uma prova disso é o fenômeno “Old Town Road”, do rapper Lil Nas X que está quebrando recordes das paradas por lá em uma mistura de country com rap. Dois gêneros americanos super populares.

Nomes como Carrie Underwood e Bebe Rexha também estiveram no topo dos charts norte americanos com as suas canções de pegada mais “caipira”.

Cantores Country Famosos

Quantos cantores do segmento country você conhece? Prefere os artistas mais consagrados ou acompanha nomes da nova geração como Florida George Line, Maren Morris e Mike Ryan?

Seja qual for a sua preferência, separamos alguns artistas clássicos para você relembrar ou conhecer!

Johnny Cash

Uma lenda da música americana, o cantor e compositor Johnny Cash é oriundo da cidade de Nashville e coleciona diversos sucesso na carreira, como “I walk the line”, “Folsom Prison Blues” e o mais recente “Hurt” que ficou conhecido após a sua morte em 2005 e também foi trilha sonora do filme “Logan”. Cash era casado com June Carter.

June Carter

A carismática June Carter é até hoje conhecida como a “musa country”. Carter foi uma artista versátil, além de cantora, ela foi compositora, bailarina, atriz e comediante. Casada com Johnny Cash, começou a cantar no grupo Carter Family ainda bem jovem. Teve vários sucessos em parceria com o seu grande amor, como “It Ain’t Me Babe”, “Jackson” e “If I Were a Carpenter”.

Tim MacGrow

Macgrow é um cantor, compositor e ator estadunidense muito famoso e prestigiado. Viu 10 dos seus 15 álbuns atingirem o topo da parada “Top Country Albuns”. Tim é casado com a também cantora Faith Hill. Músicas como “Live Like You Were Dying”, “It’s Your Love” e “Indian Outlaw” podem ser consideradas como os seus maiores sucessos. Conhece alguma delas?

Faith Hill

Nascida em 1967, na cidade de Jackson, Mississippi, EUA. Ela é famosa por músicas como “This Kiss”, “The way you love me”, “breath” e “cry”. Hill é casada com o cantor Tim MacGrow e, juntos, são um dos casais mais bem sucedidos da música americana.

Blake Shelton

Shelton é uma figura conhecida da televisão norte americana pela sua participação no programa “The Voice”. Nascido em 1976, na cidade de Oklahoma, o cantor Blake Shelton acumula sucessos na sua carreira e até hoje é um dos artistas que mais vende singles nos EUA. Canções como “The baby” e “All over me”, estão entre os seus maiores sucessos.

Música Country Internacional: Mundo Afora

Não é somente nos Estados Unidos que o estilo country faz sucesso e reúne adeptos. Alguns países, como o Canadá também possuem os seus representantes do segmento.

Nomes como Shania Twain, que já embalou diversos corações apaixonados aqui no Brasil com baladas românticas como “Still the One”

O Country no Brasil

No Brasil, o movimento country music surgiu nos anos 70, depois que o estilo se tornou popular nos Estados Unidos com Bob Nelson. Se você viveu esta época, deve lembrar que a cultura country foi uma verdadeira febre por aqui!

Com literatura e filmes, conhecidos popularmente como “faroeste” ou “bang bang” importados dos Estados Unidos, a cultura passou a reunir verdadeiras multidões nos cinemas brasileiros.

Películas como “Sete Homens e um Destino” e “Pistoleiros do Entardecer” são clássicos que fizeram muito sucesso por aqui. Caso você se anime, vale procurar também pelos filmes do diretor Clint Eastwood.

Não há como negar a influência do estilo country americano na música popular brasileira. Hoje, podemos sentir as suas referências na nossa Música Sertaneja “de raiz”.

A Mágica da Dança Country

Menos popular aqui no Brasil mais presente no imaginário popular graças principalmente ao cinema, os passos de dança country e toda a indumentária que acompanha as apresentações são um espetáculo para quem tem a oportunidade de ver.

A dança é muito popular no sul dos Estados Unidos e faz parte da cultura norte americana. Chapéus e botas de cowboy são elementos essenciais para realizar os movimentos, que geralmente são fortes e marcados.

Tente dar alguns passos ao som de músicas famosas como:

  • Alan Jackson – Chattahoochee
  • Shania Twain – Party for Two
  • Midland – Mr. Lonely Line Dance

Para os Apaixonados: Casamento Country

Com toda essa paixão envolvendo a cultura country, não é surpresa que os casamentos com este tema também sejam populares. Se você tem um coração sertanejo, com certeza já pensou em casar ao som das músicas ou com um chapéu de cowboy!

Mas, quer saber do melhor?

É possível sim realizar este sonho sem que a sua festa seja considerada como “cafona” ou “caipira”.

Os casamentos country levam em consideração alguns elementos da cultura campestre e apostam na rusticidade para trazer toda a atmosfera da vida do campo para este dia tão importante.

Para casamentos ao ar livre, caixas de madeira, feno e elementos em juta podem formar uma combinação perfeita e compor uma decoração de muito bom gosto.

Festa Country

Assim como o casamento, festas country estão se popularizando cada vez mais. Com a dominação da música sertaneja no Brasil, não era para menos, não é mesmo?

Aqui cabem as mesmas orientações que falamos no casamento country, só que é possível brincar um pouco mais, dependendo do estilo da sua festa.

Vale apostar em uma festa à caráter, com pratos típicos da roça, escolher uma playlist ou banda do estilo e por que não, trazer até um touro mecânico para animar os convidados? É sucesso na certa!

Villa Country

Quem for visitar a cidade de São Paulo não deve deixar de prestigiar a Villa Country. Trata-se de uma casa de festa temática, inspirada no Western Americano. O local possui ambientes que simulam o velho oeste americano, com Saloon, praças e ambientes inspirados na cultura dos cowboys. Sabe o melhor? É possível fazer reservas para eventos corporativos e aniversários!

Terra Country

A Terra Country é outra casa de festas situada em São Paulo com a temática. Para quem gosta de uma atmosfera mais agitada, é um local perfeito. Lá você encontra muita música, drinks, pista de dança e uma seleção de artistas sertanejos de primeira linha animando as noites. A casa também aceita reservas para aniversários.

Decoração Para Festa Country

A festa country conta com uma variedade de versões e, por isso, a decoração da sua festa depende do estilo da sua comemoração. É possível aproveitar o visual em festas infantis, festas temáticas, aniversários e até mesmo casamentos, como já citamos.

Confira abaixo algumas sugestões:

  • Decoração de festa infantil: utilize elementos simples, como caixotes e feno para simular uma fazendinha. Lembre-se também de caprichar nas lembrancinhas. Cavalos de madeira são uma ótima pedida.
  • Decoração de festa feminina: Uma boa opção de tema para uma festa country feminina é Saloon. Vale simular aqueles bares de faroeste, caprichar na iluminação e na indumentária.
  • Decoração de festa masculina: Homens podem apostar na decoração de festa no estilo de Rodeio, ou seguir o country americano, com elementos como cactos, cabeças de animais e feno.

Decoração Country Para a Sua Casa

A decoração country é versátil e, se bem pensada, pode criar ambientes muito aconchegantes para toda a família. Afinal, quem não quer se sentir numa típica casa de campo?

Móveis rústicos, de madeira voltaram a ser tendência e são facilmente encontrados, acessórios esculpidos em troncos, como mesas e relógios também são facilmente encontrados em lojas especializadas.

Quando pensar em decoração country, pense em elementos que remetem a fazenda. Acolhedores, simples e rústicos. Assim, fica fácil acertar.

Para ajudar você, separamos alguns itens indispensáveis para uma decoração top:

  • Utilize tons Terrosos, como o marrom, bege, vinho e o verde musgo;
  • Invista em Móveis em Madeira, como uma boa mesa e cadeiras;
  • Use acessórios com detalhes em cobre ou ferro envelhecido. Cai muito bem em talheres;
  • Revestimentos em couro para os estofados também são uma boa pedida.

Frases Country ou Frases “Brutas” <3

A vida no interior é bem diferente da vida nas cidades. O estilo sertanejo, os rodeios e cavalgadas e o jeito interiorano de ser é bem particular. Abaixo, selecionamos algumas frases para você entrar de cabeça no clima da roça!

“Cavalo todo mundo compra. Andar qualquer um aprende. Mas a paixão de verdade nasce com a gente!”

Pra todo cowboy bruto, tem uma cowgirl boa de laço.

“Da jiboia eu tiro o couro, da cascavel eu tiro o guiso. Tô chegando nessa festa pra perder o resto do juízo!”

A História da Moda Country

Estampas xadrez, bota e chapéu de couro. A Moda Country é representada por esses acessórios, presentes na vida do rural e no dia a dia do campo.

O estilo teve origem com a tradição de criação de gado, que foi introduzida na América ainda no século XVI, trazida pelos espanhóis.

A figura do cowboy americano é, portanto, uma junção das tradições dos imigrantes espanhóis e ingleses.

Não se sabe exatamente quem inventou as peças chave da moda country, mas algumas histórias dizem que as primeiras botas de cowboy foram confeccionadas por um sapateiro do Kansas, no estado do Texas.

Os cowboys precisavam de botas com o bico mais fino para que pudessem conduzir o gado, colocando o pé no estribo com mais facilidade.

O cano alto serviria para proteger do contato direto com o animal e dos perigos da estrada, como espinhos e animais peçonhentos. Interessante, não é mesmo?

Roupas e Estilo Country

Seguir o estilo country não é difícil. Ele cai bem não somente nas populares festas de rodeio ou nos shows de música sertaneja.

Você pode encontrar milhares itens e promoções na Klopr.com Shopping Online Equestre e Country, Shopping Online Equestre e Country. Vale dar uma olhada e renovar o seu guarda-roupa.

Roupa e Moda Country Feminina

Quando o assunto é Roupa e Moda, as mulheres saem na frente! O estilo feminino básico é composto pela bota de couro, calça jeans justa, cinto com fivela, camisa xadrez e o famoso chapéu de couro.

Roupa e Moda Country Masculina

Para os cowboys, o que vale mesmo é o conforto. Calça jeans, pode ser justa ou não, chapéu de couro cinto com fivela e bota completam o visual do vaqueiro. Se você preferir, pode trocar o chapéu pelo boné.

Roupa e Moda Country Infantil

Já dizia o ditado “tal pai, tal filho” e isso é uma grande verdade! Nada mais gratificante que poder vestir o seu filho ou filha com o seu estilo preferido, não é? Eles costumam adorar e entram na brincadeira.

A roupa country infantil segue o mesmo estilo das roupas para adultos. Só não vale exagerar, ok?

Ideias de Roupas para um Look Country

Abaixo, trazemos várias ideias de peças para você montar o seu look e para toda a família. Para facilitar a sua vida, também colocamos hiperlinks que levam direto para a nossa loja, então, aproveite!

Botas Country

A bota country é um item indispensável para qualquer vaqueiro! Há uma infinidade de estilos e modelos. Todos feitos em couro. Capriche na criatividade para ter um visual único e procure combinar a peça com outras do universo country.

Bota Country Masculina

Hoje, há uma infinidade de modelos de Botas Masculinas. Os homens estão deixando de optar somente pelas mais simples e adotando estilos mais ousados, com fivelas e cores variadas.

Bota Country Feminina

As mulheres podem optar por Botas de Cano Curto, Médio ou Longo (estilo equitação). Tudo vai depender da situação. A dica é escolher uma bota que combine com o seu estilo, mas qualquer mulher fica linda com botas de bico fino!

Bota Feminina Cano Curto

A Bota Country Feminina Cano Curto é um item indispensável no guarda roupa de diversas famosas e deveria ser do seu também. Versáteis e estilosas, essas peças costumam combinar com tudo e são muito confortáveis.

Bota Infantil

A Bota Country Infantil é uma belezura de se ver! Elas costumam dar uma “levantada” no visual dos pequenos e eles ficam realmente uma graça com elas. Só tome cuidado com o conforto do calçado para evitar que a criança fique desconfortável.

Botinas

A botina country é um calçado mais rústico e elástico. De cano curto, as botinas são bastante confortáveis e há, inclusive, modelos com cadarços disponíveis para quem deseja comprar.

Chapéu

Chapéus Country são peças obrigatórias e servem para proteger do sol e da chuva. Utilizados principalmente nas zonas rurais ou como acessórios para festas e rodeios. Podem ser feitos de couro ou em outros materiais.

Os principais tipos de chapéu country são:

  • American Bulls;
  • Canttleman;
  • Gambler;
  • Gus;
  • Nevada;
  • Pinch Front.

Chapéu Feminino

Para as cowgirls, a dica é usar o Chapéu Country Feminino para arrematar o visual. É necessário prestar atenção em itens como o material, a cor o com o formato do seu rosto. O chapéu certo vai valorizar e incrementar o visual da mulher.

Chapéu Masculino

Já para os homens, o Chapéu Country Masculino é um item que carrega história e imprime um visual autêntico, mas deve ser utilizado com moderação nas cidades, por exemplo. Quando bem combinado, nunca sai de moda.

Bonés Country

Os bonés country são acessórios mais versáteis e ideias para o dia a dia. Eles ajudam a compor um look mais esportivo. Nas cidades, eles acabam mostrando a sua origem sertaneja e vão bem com roupas mais esportivas e casuais. Se a idéia é ser descolado, você pode ir fundo nos bonés!

Camisa Country

Uma boa camisa country é feita em algodão e pode ser combinada com coletes e jaquetas. tanto para cowboys como para cowgirls, é importante atentar ao caimento: evite peças muito justas.

Camisa Country Feminina

Mulheres podem apostar em estampas xadrez mais delicadas. O xadrez está super em alta e é muito versátil, podendo compor outros looks. Não esqueça de dar um nó na ponta, faz toda a diferença!

Calça Country

A calça country é muito popular entre os cantores sertanejos. Geralmente elas são bem justas, só tome cuidado para não marcar demais ou impedir os seus movimentos. A dica aqui é apostar em um tecido jeans de boa qualidade e atentar para o acabamento da peça.

Calça Feminina

Para as mulheres, as opções de Calças Country Feminina são maiores. As cowgirls podem contar com modelos com acabamentos em franja, calças flare (com a bainha mais larga), além de modelos em lycra e couro.

Calça Masculina

Os homens devem preferir os modelos em jeans. É possível combinar um look tanto com as mais ajustadas, quanto com as mais folgadas. O importante é que o jeans seja reforçado, principalmente se você for montar ou participar dos rodeios. Também aconselhamos os modelos mais escuros, pois são mais difíceis de mostrar sujeiras aparentes.

Cinto Country

Os cintos country são outros acessórios indispensáveis para qualquer cowboy ou cowgirl. Eles completam o visual country e estão disponíveis em formatos, tamanho e modelos variados. Encontre um que combine com o seu estilo.

Cinto Feminino

Para as mulheres, é possível ousar mais nas combinações. Prefira os cintos finos e sem muitos detalhes para compor um look mais romântico e simples. Os largos podem compor visuais mais esportivos. Dá ainda para escolher cintos finos e com detalhes para combinar com vestidos com estampas florais, por exemplo.

Fivela Country

A fivela pode parecer um pequeno detalhe, mas ela completa qualquer visual e já está no imaginário popular da figura do cowboy. Geralmente, as ilustrações são trabalhadas de forma artesanal. Entre os temas, podemos destacar os religiosos e aqueles que representam os estilos de competição de rodeios, como o bareback, team roping e três tambores.

Colete Country

Para finalizar, o colete country é um item que faz toda a diferença e confere charme para o visual. Os coletes são feitos geralmente em couro e podem possuir franjas e outros detalhes trabalhados diretamente no couro. Os coletes são muito versáteis e podem ser utilizados tanto por homens como pelas mulheres.

O Country não é só uma moda passageira!

Como você observou ao longo deste artigo, o country não é uma moda passageira, mas um estilo de vida com raízes fortes e que nunca devem morrer. Portanto, pegue o seu chapéu de couro e a sua bota e celebre!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe seu estilo de vida com seus amigos e mostre o quanto o Country é apaixonante.

Confira as novidades da Klopr.com e aproveite todas as nossas promoções!

Ailson J. Lima
Jornalista, formado pela UFPE e especialista em Marketing Digital, SEO e Inbound. Redator e Growth Freelancer. Apaixonado por história, cinema, tecnologia, cultura pop e filosofia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, informe seu nome

- Advertisement -

Paint Horse: saiba tudo sobre esta raça de cavalos!

O paint horse é uma raça de cavalo fácil de se identificar. Também conhecido como “cavalo pintado”, de longe,...

Festa country: dicas e inspirações para você montar a sua

Aos festeiros de plantão: já pensou em fazer uma festa country da próxima vez que for juntar a galera para comemorar alguma data especial? Ideal para crianças e adultos, a festa com temática country pode ser uma opção bem bacana para você que é amante do estilo de vida ligado ao campo. 

Must read

- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you