Black Friday: O que é, de onde veio e como aproveitar

A famosa Black Friday está chegando! Você sabe como ela começou? E o mais importante: sabe como aproveitar a data para vender mais? Fique atento para as dicas do Blog da Klopr.

black friday

Neste artigo vamos falar sobre:

  • O que é e quando surgiu a Black Friday
  • Como o lojista pode se planejar para participar

O QUE É?

Na última sexta feira do mês de novembro, os lojistas dão grandes descontos em seus produtos para renovar o estoque e se preparar para as compras de fim de ano.

E POR QUÊ CHAMAMOS “BLACK FRIDAY”?

O termo começou a ser usado como referência à queda da Bolsa de Nova York, em 1869. Acredita-se que, após uma disputa entre dois especuladores, o governo americano precisou intervir para elevar a oferta de matéria-prima no mercado. Então, as ações caíram a ponto de quebrar alguns investidores.

Contudo, apenas em 1990 a Flórida (e o resto do mundo) passou a adotar a expressão. Isso se deu logo após uma grande liquidação posterior ao período de Ação de Graças, no qual, a polícia denominou o dia como “Black Friday”, por causa do trânsito que se formou naquele dia, similarmente ao evento de 1869.

COMO ME PLANEJO PARA VENDER?

  1. Organize o estoque. Afinal, isso facilitará a procura e o envio dos produtos, caso você tenha uma loja virtual;
  2. Articule descontos reais e promoções que funcionem. Assim, o consumidor se sentirá realmente atraído pela dinâmica e, decerto, aumentará vendas da loja;
  3. Divulgue os produtos que estarão na promoção.  Certamente isso facilitará a busca e aumentarão as chances dos produtos serem achados;
  4. Fique atento às notificações e tenha vendedores disponíveis para ajudar. A dedicação para com o seu cliente definirá se ele, eventualmente, retornará a sua loja.

Embora o Brasil tenha demorado um pouco para aderir à cultura americana da Black Friday, desde 2010 as lojas já estão participando e essa pode ser uma grande oportunidade para os lojistas aumentarem seu volume de vendas com uma dinâmica justa para ele e para seu consumidor.

Observe os resultados das suas ações e busque melhorias para os próximos anos, assim, você poderá saber como ser mais assertivo nas vendas.

Boas vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *