Top acessórios para cavalos indispensáveis para os seus animais!

O processo de cuidar e adestrar um cavalo é bastante extenso e leva tempo e dedicação. Além de boas técnicas e muito amor envolvido, um bom cuidador tem que possuir bons acessórios para cavalos.

É por meio deles que a montaria, a prática do hipismo e da vaquejada ou mesmo a vida do seu equino será facilitada. 

Neste artigo vamos listar quais são os acessórios indispensáveis para a criação de cavalos e quais são as melhores opções que existem no mercado.

Curioso para descobrir? Segue com a gente!

Antes de tudo, as raças de cavalos

cavalos-acessórios

É importante lembrar que existem acessórios específicos para cada raça de cavalo, já que cada animal varia de altura peso, personalidade e indicação de adestramento. 

Já falamos tim tim por tim tim sobre as raças de cavalo mais conhecidas e populares no Brasil. Agora vamos só retomar rapidamente para entender qual o uso de cada acessório em cada raça.

  • Mangalarga: raça ideal para sela, lida de gado e caça. Seu tamanho é em média 1,50 m (machos) e 1,44 m (fêmeas).
  • Mangalarga Marchador: raça ideal para hipismo, equitação e salto. Seu tamanho é em média 1,52 m (machos) e 1,47 m (fêmeas).
  • Quarto de Milha: raça ideal para hipismo rural e corrida plana. Seu tamanho é em média 1,50 m para ambos os sexos. 
  • Árabe: raça ideal para corridas, hipismo e performance. Seu tamanho é em média 1,45 m para ambos os sexos. 
  • Campolina: raça ideal para cavalgadas livres. Seu tamanho é em média 1,58 m (machos) e 1,52 m (fêmeas).
  • Appaloosa: raça ideal para sela, corridas em terreno plano e hipismo rural. Seu tamanho é em média 1,52 (machos) e 1,50 (fêmeas).
  • Bretão: raça ideal para sela e tração agrícola. Seu tamanho é em média 1,63 m (machos) 1,55 m (fêmeas)
  • Lusitano: raça ideal para sela, hipismo e cavalgada. Seu tamanho é em média 1,60 m (machos) e 1,55 m (fêmeas).
  • Puro Sangue Inglês: raça ideal para turfe, salto e equitação. Seu tamanho é em média 1,67 m (machos) e 1,62 m (fêmeas).

Agora que você sabe para que cada raça é mais indicada e seu tamanho médio (informação importante no mundo dos acessórios para cavalos, como você verá mais à frente) vamos à lista!

Quais são os acessórios para cavalos indispensáveis?

Aqui no blog também já demos dicas para iniciantes na arte de cuidar e adestrar cavalos.

Além de gostar do animal e ter um espaço apropriado, com uma área grande (cerca de 1 hectare por equino) e várias gramíneas para ele se alimentar, é necessário ter alguns acessórios para que o processo de cuidar e adestrar o animal seja feito de forma ideal. 

De acordo com o seu objetivo de criação, os acessórios podem variar, mas, em geral é necessário adquirir: 

  • Manta
  • Sela
  • Cabresto
  • Embocaduras (bridão, freio e freio-bridão)
  • Cabeçada

Não entendeu ainda para que serve cada acessório?

Segue com a gente que vamos falar de item por item citando suas especificidades e quais as melhores dicas para escolher o modelo ideal!

EI, PSIU: você já sabe que todos esses acessórios para cavalos você encontra no Marketplace da Koplr, né?

Como escolher a manta ideal para o seu cavalo?

Manta Tradicional Navajo Amatela e Preta [Clique para Comprar]
Muita gente pensa que a manta é só uma questão estética, mas estão completamente enganados! Ela é um dos itens que garantem o bem-estar e conforto do seu animal, se tornando indispensável no processo da montaria.

A manta vai entre a pele do animal e a sela, e é o que garante que o cavalo não vai se machucar durante seus treinamentos. 

Assim como outros acessórios, existe um tipo e tamanho de manta ideal para cada raça de cavalo. No caso do Quarto de Milha, uma manta com altura e largura de 80 cm é o ideal. Já para a raça Campolina, a manta deve ter comprimento de 75 cm e largura de 65 cm

Algumas dicas para escolher a manta ideal:

  • Preste atenção ao corte: uma manta é como se fosse a “roupa” do seu cavalo. Tem que caber direitinho, por isso escolha o modelo pela raça, além se atentar se não existem pregas nem costuras salientes que possam machucar o animal.
  • Escolha bem o tecido: procurar uma manta de boa qualidade é se atentar ao material. O neoprene ou as mantas com inserção de gel podem ser opções bacanas.
  • Sempre que puder, opte por materiais antifúngicos: uma dica é sempre optar por mantas que sejam feitas com materiais e tecidos antifúngicos, já que o cavalo estará em constante contato com a peça.

Mantas ortopédicas: quando é necessário?

O investimento a mais em uma manta ortopédica pode se mostrar um bom negócio quando o seu animal executa muitas atividades com impactos constantes, como cavalos de hipismo e saltos. 

Elas servem para diminuir os fortes impactos na coluna do animal, além de ajudar a distribuir melhor o peso da pessoa que vai montar no lombo do equino. 

A estrela: como escolher a sela ideal?

Sela Americana Tradicional Completa Varias Cores [Clique para Comprar]
Um dos itens que todo mundo logo pensa quando o assunto são acessórios para cavalo é a sela. Sempre indispensável, a sela consiste na estrutura que se coloca em cima do cavalo para a montaria. 

Cada animal precisa de uma sela especial para sua raça. Os tipos de sela mais comuns são:

Sela Inglesa

Utilizada principalmente nas competições de turfe, essa sela pode ser uma boa pedida para quem pretende praticar saltos e atividades de corrida. Geralmente seu material é de couro, mas pode ser sintético. 

Sela Americana

Também bastante conhecida, essa sela é ideal para longas cavalgadas e geralmente é utilizada na raça Quarto de Milha, que aguenta longos percursos. 

Sela Australiana

Esse tipo de sela é indicado para cavalos de lida de gado, já que tem uma aerodinâmica que facilita ao animal a subida, descida e deslocamento em morros e altitudes. 

Próximo passo: como escolher o cabresto?

acessórios para cavalos cabresto
Cabresto Mangalarga Apliques Detalhe Vermelho [Clique para Comprar]
O cabresto é o item que vai ajudar na condução e no manejo do animal. É com ele que a pessoa que vai montar consegue levar o cavalo para a direção desejada. 

As opções mais conhecidas são aquelas feitas com materiais em nylon, mas é sempre importante ficar de olho, pois o uso indevido desse tipo de cabresto pode machucar seu animal. 

O ideal é escolher os modelos feitos com um cinto largo, de preferência com materiais como polipropileno ou couro.

Se o seu objetivo for competições e provas equestres, o uso do cabresto pode ter um papel indispensável, já que ele ajuda não só no processo de condicionamento e adestramento, mas também é peça importante quando o cavaleiro desce do animal e precisa puxá-lo rapidamente. 

Item importantíssimo: como escolher as embocaduras?

Acessórios para Cavalos Embocadura
Freio Articulado C/ Embocadura Torcida [Clique para Comprar]
Antes de tudo é necessário entender que as embocaduras dizem respeito aos seguintes itens: bridão, freio e freio-bridão. Algumas dicas gerais para poder escolher cada uma das embocaduras:

  • Meça o tamanho da boca do seu cavalo: existem ferramentas próprias para isso, mas também é possível fazer esse procedimento colocando um passador de madeira na boca do cavalo, no local onde a embocadura vai ficar. 
  • Faça a conta deixando cerca de 1,0 cm de cada lado (isso equivale a meia polegada).
  • Lembre-se do temperamento do seu animal: se ele for mais temperamental, considere comprar uma embocadura mais resistente. Se ele for mais sensível, opte por modelos menos duros.
  • Se o seu cavalo não está aceitando a embocadura, preste atenção no porquê. Há diversas causas para isso, inclusive problemas dentários no animal. Caso isso aconteça, não hesite em consultar um veterinário.

Agora vamos entender como escolher o melhor de um cada dos tipos de embocaduras:

Bridão 

Esse é o modelo de embocadura mais comum. Ele é feito geralmente em aço inox, devido a sua durabilidade, e tem forma articulada com duas argolas que ficam ao lado da boca do animal. É nesse local em que se prende a cabeçada. 

O bridão é geralmente o estágio inicial do adestramento, tido como uma embocadura de transição até chegar ao freio. 

Existem vários modelos disponíveis e eles vão variar de acordo com a raça do animal e com o uso que se pretende. O modelo mais comum é aquele que tem as argolas em formato de D, conhecido popularmente como “D’agulha”.

Freio-bridão

O freio-bridão é o meio termo entre o bridão e o freio, tido como outro estágio de transição no adestramento do animal. Ele também consiste em um material articulado, feito geralmente em aço inox

Sua diferença é que ele atua em dois pontos da cabeça do animal: nas comissuras labiais e no queixo. Por isso, ele é um estágio além do bridão, já que com ele o animal tende a desenvolver melhor os seus reflexos além de melhorar sua capacidade de flexão da nuca. 

Assim como o item anterior, o modelo ideal vai depender da raça (e tamanho da boca do animal) além do objetivo do adestramento. 

Freio

O último estágio no adestramento do animal é o freio. Com ele, o cavalo já está mais acostumado ao ritmo da montaria. Sua diferença é que ele atua em três pontos diferentes da cabeça do animal.

Uma dica para escolher o freio ideal é sempre promover um equilíbrio entre o bocal (parte que fica na boca do animal) e as hastes (parte que prende a embocadura na cara do cavalo). Se o bocal for brando, invista em hastes mais severas, mas se o bocal for mais severo, procure maneirar na intensidade das hastes. 

Nunca se esqueça do bem-estar do seu animal. Se ele estiver bem e à vontade, o desempenho dele será sempre superior.

Por último: qual a melhor cabeçada para o meu animal?

Cabeçada Prata e Preto [Clique para Comprar]
Agora que você já entende a melhor maneira de escolher as embocaduras, a compra da cabeçada será bem mais simples. 

A cabeçada é um conjunto de cintos que vão ajustar a embocadura do animal no tamanho correto de sua cabeça. 

Este é outro item que vai variar de acordo com a raça e com o objetivo em cada ocasião. Existe modelo de cabeçada para a raça Magalarga voltada para o hipismo, por exemplo. 

Passo a passo: como montar os acessórios nos cavalos

Depois de escolher e adquirir os acessórios ideais, é necessário aprender como montá-los no seu cavalo.

Antes de tudo saiba que a chave é a paciência e o carinho com o animal. Principalmente se você está nos primeiros contatos com o equino, tenha calma e demonstre cuidado e confiança. Cavalos são animais extremamente inteligentes e sensitivos. 

Passo 1

Amarre o animal com cuidado, para que ele não fuja no momento de montar os acessórios.

Passo 2

Comece o processo com uma bela escovação. Além de limpá-lo, isso será uma espécie de carinho e fará seu cavalo ficar mais tranquilo.

Passo 3

Limpe os cascos do cavalo com um rinete. É importante deixar o casco limpo para evitar calos e feridas no momento do treinamento.

Passo 4

Esteja com todos os acessórios a mão e já prontos para colocar no animal. Faça tudo o mais rápido possível, mas sem ansiedade e inquietação. 

Passo 5

Comece colocando a manta, depois a sela, o estribo, as rédeas, o cabresto e, por último, o bridão, freio-bridão ou freio. Sempre nessa ordem. 

Agora algumas dicas importantes em todo o processo:

  • Conheça bem o temperamento do seu animal, vá testando ele aos poucos e não chegue do nada com vários equipamentos. Alguns animais não gostam de ser tocados em certas partes, como na barriga.
  • Não faça esse processo todo sozinho, principalmente nas primeiras vezes que for colocar todos os acessórios.
  • Sempre deixe o cavalo cheirar e se aproximar de todos os itens antes de começar a colocá-los nele.
  • Nunca sente no chão ou fique numa posição muito abaixo do animal. Se for preciso, se agache, mas tome cuidado com os riscos de pisoteamento. 
  • A sela é o item mais delicado: coloque-a com cuidado, alguns animais se assustam com facilidade.

Pronto para arrasar com os melhores acessórios para cavalos no seu animal?

Agora que você já sabe como escolher cada um dos itens, é só ir lá no Marketplace da Koplr e garantir tudo que você precisa.

Temos os melhores acessórios para cavalos no nosso site, além de diversos itens para você, como botas, chapéus e roupas. 

Aproveite e nos siga no Instagram @koplrbrasil e curta nossa página no Facebook para não perder nenhuma atualização aqui do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *